DÍVIDAS - Três em cada 10 pequenos negócios estão com dívidas em atraso

31 de março de 2023
Agência Sebrae

O cenário econômico de perda do poder de compra das famílias e queda no faturamento das empresas levou 3 em cada 10 micro e pequenos negócios a uma situação de atraso no pagamento de dívidas. De acordo com a 2ª edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com o IBGE, a proporção de empresas com dívidas em aberto passou de 24% em agosto de 2022 para 27% em janeiro de 2023 do universo das MPE.

Ainda de acordo com o levantamento, a situação atinge de forma mais grave os Microempreendedores Individuais (MEI). Cerca de 63% desses empreendedores têm 30% ou mais dos seus custos mensais comprometidos com pagamentos de dívidas. Na média, 55% das MPE se encontram nessa situação. Esse resultado representa um crescimento de 4 pontos percentuais em comparação com o número identificado em agosto do ano passado.

Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o dado é preocupante e mostra uma quebra na tendência de recuperação do cenário geral dos pequenos negócios, que vinha mostrando melhora desde abril de 2022.

“Depois da crise causada pela pandemia, as MPE tinham conseguido melhorar seu nível de endividamento e estavam otimistas com a retomada da receita. Mas o contexto de inflação, que comprometeu o poder de compra das famílias, levou a uma nova queda do consumo e a um refluxo da situação de dívidas em atraso”, analisa.

Como estão as dívidas/empréstimos da sua empresa no momento?

• 39% têm dívidas/empréstimos em aberto e estão em dia

• 34% não têm dívidas/empréstimos em aberto

• 27% têm dívidas/empréstimos em aberto e estão em atraso

Percentual das empresas que têm 30% ou mais do seu faturamento comprometido com dívidas

• 63% dos microempreendedores individuais

• 46% das pequenas e médias empresas

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias